Introductory Note: This translation of our article on the Arizona immigration law from the Summer 2010 issue of International Trotskyist was prepared for us by a Brazilian comrade, whose help we greatly appreciate.

Esta traducao foi feita para nos por um camarada Brasiliero, cuja sua ajuda estamos muito agradecidos.

Arizona aumenta o porrete na nova
legislação anti-imigrante

Em 23 de abril de 2010, a governadora do Arizona Jan Brewer assinou a lei SB 1070, tendo o efeito de discriminação racial em relação ao status de mandato a toda a polícia do Arizona. A lei está prevista a entrar em vigor em primeiro de Julho de 2010, excepto haja qualquer restição legal às ações inibitórias. A lei exige que a polícia do Arizona cheque o status imigratório de qualquer um que for "razoavelmente suspeito" de estar sem documentos (indocumentado).

Reações principais

Esta legislação não somente causou oposição das comunidades latinas e de direitos civis e de liberdades civis tais como ACLU, NAACP, e a anistia internacional- od quais somente levantariam a sobrancelha se eles não se opusessem- Mas também causaou agudas divisões entre as autoridades oficiais dos principais municípios dentro e fora do Estado; políticos em todo o país; e mesmo em alguns policiais e seus sindicatos.

Muito policiais do Arizona temem que a lei desviará recursos e minará as relaçoes comunitárias, i.e., fazendo com que a comunidade que já desconfia deles passar a vê-los como ameaça imediata, e assim menos dispostos a cooperar nas investigações. Grupos de imigrantes e e de diretos civis caracterizam a lei como tendo efeito racial discriminatório tanto no autor quanto na vítima (de crimes) onde ocorrerem crimes reais, bem como garantir que a aplicação da lei no Arizona seja engajada em discriminação racial generalizada, o qual essencialmente será a única maneira da lei ser executada.


Varias ações judiciais estão pendentes contra o Estado do Arizona para impedir a implementação da lei, inclusive uma de um policial de Tucson contra a cidade de Tucson e o estado do arizona. Tucson respondeu apresentando uma "reclamação cruzada" contra o estado do Arizona, apoiando a tese dos policiais de que a lei é inconstitucional. Resoluções pedindo o boicote ao estado do Arizona em protsto contra a lei foram aprovadas nas cidades de Los Angeles, Austin, Oakland, Boston, St. Paul, West Hollywood, Seattle, El Paso, Boulder, San Diego, New York, e Columbus, e o SEIU tem sido proeminente organizando oposição à lei. Boicotes originário do Mexico, que respondem por 30% das exportações do Arizona, estão especialmente difundidas.

Uma ameaça ainda maior para a economia do Arizona seria um exodo em larga-escala dos documentados, indocumentados, e nativos americanos latinos/e semelhantes, uma tendência que já está começando e é muito provável que cresça. Mesmo a saída dos indocumentados por si, que é o objetivo declarado da lei, seria uma enorme perda líquida para a economia do Arizona. Para todos aqueles que falam estridendemente que os ilegais usam fundos públicos, o fato da questão é que ninguém trabalha mais por menos, e poucos grupos, se houver, recebem tão pouco dos serviços públicos comparado com o que eles contribuem para a economia.

A Política de Imigração de Obama

O presidente Obama tambémexpressou se descontentamento com a lei, e em 08 de junho de 2010, a Secretária de Estado Hillary Rodham Clinton declarou em uma entrevista a uma televisão do Equador que a administração Obama moverá uma ação judicial. Até 20 de junho, no entanto, a administração Obama não fez ainda nenhuma declaração oficial confirmando isso.

Além disso, Obama tem repetidamente qualificado suas críticas à essa lei com declarações de simpatia com os motivos por trás dela, assim como ele promete encontrar uma alternativa mais apropriada. " Nosso fracasso em agir de forma responsável em nível federal somente abrirá a porta à irresponsabilidade de outros", declarou Obama em uma cerimônia de veteranos militares estrangeiros, acontecida no mesmo dia em que a lei foi assinada.

De acordo com a visão distorcida de Obama do que significa "agir com responsabilidade" na questão dos imigrantes, projeções atuais são de que a administração Obama logo ultrapassará a administração Bush quanto à detenção de imigrantes. O fato de que elementos-chaves considerem os direitos civis algo relevante apenas serviu para trazer à tona a formidável habilidade de Obama de andar na corda bamba. Dessa forma, enquanto com uma mão Obama tenta dissuadir o Estado do Arizona e outros Estados de decretar leis "irresponsáveis", as quais certamente vão gerar generalizadas prisões civis (sem mencionar outros problemas), por outro lado, sua administração está enviando tropas da Guarda Nacional para reforçar a Fronteira Mexico-Arizona em uma tentativa de demonstrar responsabilidade à supost "preocupação legítima" da direita (i.e., histeria nacionalista) com relação aos trabalhadores indocumentados.

Por uma Oposição de Luta dos Trabalhadores

Esta lei provocou agudas divisões entre a classe dominante, e sendo assim intensificou o contínuo debate público. Aproximadamente 100 mil pessoas marcharam em Phoenix-Arizona no dia 29 de maio para protestar contra a lei, enquanto incontáveis outras ações continuarão a tomar lugar em todo o país. Ao mesmo tempo, os políticos de direita em todo país estão apontando para o Arizona como um exemplo brilhante do tipo de mudança que eles gostariam de trazer a suas circunscrições, e o resto do espectro de políticos burgueses se inclinam para trás(recuam) para acalmar a parcela demográfica branca e racista sem provocar dissensões em seus próprio campos.

A lei SB 1070 inevitavelmente fará uma grande quantidade de prejuízo à economia do Arizona, e já está gerando uma grande quantidade de caos político e jurídico, na medida em que muitos dos seus apoiadores iniciais estão já se voltando contra ela. Mas o tombamento ou a reprovaçao da presente lei especial não pode ser o limite a qualquer movimento contra ela. Ao contrário da administração Obama e muitos políticos burgueses "liberais", nós não queremos a "reforma" das leis de imigração nos EUA. Nem é suficiente eliminar abusos como o estilo campo de concentração dos centros de detenção de prisioneiros imigrantes levados a cabo pelo xerife racista do Condado de Maricopa Joe Arpaio.

Em nosso ponto de vista, é hora de pegar a bola da imigração para longe dos demagogos da extrema-direita e de seus hipócritas "opositores" do Partido Democrata. Esta legislação é somente uma das mais recentes manifestações, e das mais ultrajantes, da crescente onda de histeria da extrema-direita que está a prejudicar a coesão da classe operária em face ao longo de décadas, de acelerada, deterioração do nosso padrão de vida. Os imigrantes indocumentados são frequentemente alvos dessa histeria, assim como são convenientes bodes-expiatórios usados por demagogos para desviar as frustrações do povo para longe das reais causas dos seus problemas, e dos interesses por trás deles. Aproveita-se também do legado do racismo para desviar atenção dos elementos mais atrasados da classe operária branca com relação à deterioração do seu padrão de vida.

Esta lei, e o fenômeno social e político que a exemplifica, representa um grave prejuízo aos movimentos dos trabalhadores como um todo. Ter como alvo os imigrantes, coloca um setor já muito explorado dos trabalhadores em uma posição ainda mais fraca, enquanto semeia a desunião entre a classe operária. Os trabalhadores que compreendem a verdade precisam dizer as palavras, bem alto e bem claro: É uma mentira, é uma distração, é racista, e é um ataque à classe operária como um todo! Os imigrantes não causaram o colapso financeiro; os imigrantes não fizeram as políticas que corroeram as políticas institucionais para resistir à exploração capitalista, e os ataques aos imigrantes nada mais fazem do que facilitar a consolidação do poder dos poucos ricos que exploram os trabalhadores em todo o mundo.

Precisamos também construir uma oposição mais eficaz do que somente fazer boicotes e marchas de protesto: Os protestos sozinhos não vão levar a mensagem à classe empresarial de que não toleraremos sua tentativa de usar a as racistas discriminações aos imigrantes para desviar nossa atenção do verdadeiro inimigo, que é plotocracia que rebaixa o padrão de vida dos trabalhadores em todo mundo com o objetivo de salvar seus lucros em face de uma crise econômica global.

A ameaça aos direitos dos trabalhadores decorrentes da legislação do Arizona é tão grave como auquela que provocou a greve geral nacional e o boicote organizados pelos trabalhadores latinos contra as empresas e as instituições em maio de 2006. Já existe uma ampla base de apoio e solidariedade da classe operária mais além da comunidade latina em oposição a essa lei e outras similares. essa base deve ser mobilizada para realizar mais ações como aquela de 2006. Só a ação direta das massas dos trabalhadores pode defender os imigrantes, usados como bodes-expiatórios. efetivamente contra os racistas.

  • Ninguém é ilegal! Derrubem a cerca e dispensem a Patrulha de Fronteira!
  • Pela livre movimentação de todos os trabalhadores ao longo da fronteira!
  • Abaixo o racismo e discriminação racial! Nenhum bode-expiatorio aos povos oprimidos!
  • Organizar ações de massa militantes para proteger os direitos dos imigrantes
  • Construir um partido de trabalhadores para crescer o padrão de vida em ambos os lados da fronteira!

Contact Us!

We can be reached by email at humanistworkers@ymail.com (click here). If you are interested in talking with us, please send us an email and we will respond promptly!